Select Page

Ser demitido é algo que nenhum de nós quer enfrentar, mas há maneiras de lidar bem com essa situação até conseguir outro empego. Desemprego pode se tornar complicado caso você não saiba se ajustar bem. Abaixo, trouxemos cinco dicas para que esse momento não traga surpresas desagradáveis.

1- Faça uma lista

A primeira coisa que você deve fazer é determinar o quanto suas contas mensais custam. Liste as contas que não podem mudar, como pagamento de carro, casa, etc., e estude em quais contas você pode economizar, como TV a cabo, assinaturas, academia, entre outras, e corte os gastos desnecessários imediatamente. Assim que você encontrar um novo emprego, essas regalias podem ser restauradas, mas até lá é melhor não arriscar

2- Faça um orçamento básico

Após determinar quais são suas contas básicas e necessária e quais você pode cortar, é hora de criar um orçamento básico. Neste orçamento, você deve incluir apenas os ítens absolutamente necessários para todo mês. Caso você tenha dívidas, vale a pena contatar seus credores e explicar sua situação no momento, pode ser que eles ofereçam alguma condição especial até você encontrar um novo emprego.

3- Evite toda e qualquer compra desnecessária

Isto pode parecer óbvio, mas é sempre bom relembrar. Após perder um emprego, você não pode gastar com nada extra, então tente sempre evitar tentações. Por exemplo, se você for convidado para uma festa na casa de um amigo, avise que você não poderá ir desta vez, e deixará para uma próxima oportunidade. Da mesma forma, qualquer tipo de balada ou gastos fúteis com diversão devem ser reservados para quando você encontrar outro emprego.

4- Considere um emprego de meio período

Dependendo de como estiver o seu fundo de emergências e quais empregos você está almejando, é válido considerar um emprego em uma posição menos desejável temporariamente, até que você consiga a vaga que você estiver buscando. Há diversas opções de empregos temporários, você pode usar seu carro particular e se tornar motorista em serviços como Uber; pode encontrar trabalhos como freelancer de meio período online; pode trabalhar em um escritório; enfim, as opções são infinitas e uma delas será ideal para você.

5- Use o benefício do seguro desemprego

Dependendo de algumas condições, você pode não se qualificar para o seguro desemprego. No entanto, se você se qualificar, pode se tornar uma boa alternativa e te ajudar bastante financeiramente durante este período difícil, até que você possa encontrar outro emprego. O benefício é temporário, um momento de transição entre posições em sua carreira. Obviamente não se deve depender do seguro desemprego, use-o como uma ferramenta para te manter de pé em um período que pode se tornar complicado.

Seguindo essas dicas simples, você pode nem ser diretamente afetado pela crise que tornou desemprego algo tão comum. Lembre-se que o erro mais comum é não mudar seus hábitos e viver como se ainda estivesse contando com uma renda fixa todo mês. Sabendo remanejar seus gastos e usando seu fundo de emergências, você nem sentirá que está desempregado e poderá focar sua atenção em conseguir aquele emprego dos sonhos que você quer tanto.