Select Page

1. Aprenda que você deve aguardar para ganhar dinheiro

Após a faculdade, todos temos anseios como comprar um carro novo ou uma casa própria. Mas devemos lembrar que geralmente faculdade significa ter uma dívida estudantil. Por isso, o conceito que todos devemos ter em mente é o de gratificação atrasada. O que basicamente significa viver com pouco por algum tempo até se estabelecer financeiramente para só depois usufruir de bens materiais que você deseja há bastante tempo. Obviamente, ver alguns de seus amigos com coisas que você quer para você mesmo não é legal, porém a espera vale a pena e paciência é uma virtude.

2. Reconheça que tudo ao seu redor é apenas propaganda e as ignore

O mundo da propaganda se aproveita de uma grande tendência entre os jovens, a de que você (ou até uma geração inteira) merece mais do que outras pessoas por algum tipo de mérito que não é tão óbvio assim.

Esse tipo de propaganda super efetivo é responsável por uma geração de jovens que acredita ter certos direitos enquanto ainda não os fez por merecer. Marketing moderno pode ser uma arma nada benéfica para certos jovens, por este motivo, é mais seguro simplesmente ignorá-lo e ter na cabeça a ideia de que tudo é fruto de propaganda e que ada é feito para simplesmente te atrair.

3. Faça com que seu primeiro objetivo seja estar livre de dívidas

Isto caminha de mãos dadas com o primeiro item, que é esperar para ganhar e usufruir de dinheiro. Você pode até assistir seus amigos viverem uma vida divertida, mas tenha certeza que isto é apenas apertar um botão de autodestruição, e que tudo que se é jogado fora fará falta em algum momento.

Dito isso, dívidas serão suas maiores inimigas neste começo de vida após se formar. Seja uma dívida estudantil ou dívidas criadas pela simples falta de renda e uso emergencial de empréstimos ou outras dívidas por crédito. Só após pagar suas dívidas é quando você pode começar a se pagar, e você notará que está construindo sua própria fortuna pessoal.

4. Não compre um carro novo – De jeito nenhum!

Após terminar o ciclo da universidade, um carro novo parece algo muito justo e algo muito tentador. Porém devemos resistir a esta tentação e continuar dirigindo aquele carro velho até que os itens mais importantes de sua lista estejam cobertos. Lembre-se que um carro é apenas um carro, e não reflete em sua personalidade. Esqueça a pressão social pelo carro do ano e foque primeiro em colocar sua vida no lugar.

5. Tome conselhos financeiros de pessoas mais velhas

Pessoas mais velhas carregam um volume absurdamente maior em experiência e conhecimento do que jovens. Estas pessoas, podem ser familiares como avós, tios e pais, ou até mesmo amigos de família, podem se mostrar essenciais para seu sucesso financeiro. A razão é o puro e simples conhecimento que a experiência de vida traz, e você deve se aproveitar disso para angariar conhecimento que você não tinha anteriormente. Resumindo, pegue conselhos de todos os mais velhos que você conheça que sejam financeiramente bem-sucedidos.

Sabemos que não é fácil enfrentar os vinte-e-poucos anos sem seguir estas cinco simples dicas. Educação financeira deve sempre ser uma prioridade. Quanto mais você souber sobre dinheiro, melhor será sua habilidade de gerir sua vida financeira e evitar erros comuns dentre os jovens. Conhecimento é uma virtude inigualável