Select Page

Existem várias razões pelas quais manter um orçamento e controlar suas despesas, além de criar saldo positivo. É verdade, manter um orçamento atualizado pode ser difícil, pois você deixar de atualizar uma planilha ou um software ou aplicativo de gestão financeira não te afeta imediatamente, mas não manter um desses métodos pode se mostrar bem pior no futuro. Manter um orçamento atualizado é como manter uma ponte. Podem não haver problemas a curto prazo caso você a negligencie, mas tragédias incríveis acontecerão caso você não cuide da manutenção regularmente.

Abaixo apresentamos algumas razões para manter um orçamento sempre atualizado:

Te traz disciplina e organização

Manter um orçamento realmente te ajuda a se manter disciplinado e focado em organizar suas finanças, que é o primeiro passo para sua saúde financeira no geral. Sem dados fáceis de ler, não há como saber o que está acontecendo.

Te força a pensar em dinheiro

Este é outro benefício de ter um orçamento, e um muito importante. Quanto mais tempo você passa pensando em dinheiro, mais foco você tem em construir sua fortuna. Assim que você começa a pensar em dinheiro regularmente, você começa a achar mais caminhos para poupar e gerar renda.

Prevenção de crises

Monitorar as suas finanças de perto regularmente te permitirá reconhecer padrões e enxergar áreas onde você pode melhorar antes que um problema aconteça. Ao prevenir uma crise antes de esta começar, você está um passo à frente de todas as pessoas que apenas reagem.

É um ótimo assunto entre família

Dinheiro é sempre um assunto difícil para se discutir. Se toda a família se envolver em criar e manter um orçamento, isso torna essas discussões muito mais fáceis. É sempre uma boa ideia abrir o jogo quando se trata de dinheiro, e um orçamento é a maneira perfeita para ajudar nessas questões.

É uma maneira quantificável de medir progresso

Em teoria, todos queremos reduzir nossos gastos e ganhar mais dinheiro, mas é impossível saber como estamos financeiramente sem monitorar nosso progresso. Monitorar seu orçamento é a melhor forma de medir seu progresso, e isso não é apenas um benefício, é uma necessidade.

Vale pensar: Sem um orçamento, você está alcançando seus objetivos?

Conhecimento é poder

Ao monitorar de perto o seu orçamento, você saberá exatamente quanto dinheiro você realmente precisa mensalmente. Equipado com este conhecimento, você poderá planejar e construir um fundo de emergência que você saberá que tem dinheiro o bastante. Você também pode se precaver para como situações como perder o emprego pode afetar sua saúde financeira.

Ferramenta anti-stress

Saber exatamente sua situação financeira tira uma quantidade enorme de stress dos seus ombros, pois você não precisa mais se preocupar com o desconhecido. Mesmo se sua situação financeira for incerta, você poderá passar seu tempo exclusivamente consertando o problema em vez de perder tempo tentando descobrir onde está o problema.

Voltando a falar da ponte, mantenha sua manutenção em dia e você não terá problemas, nem se arrependerá. Mas caso você se torne negligente quanto a esta questão, consequências aparecerão no futuro, que farão você se arrepender de não ter cuidado disto antes.