Select Page

Todos cometemos erros de vez em quando, e é isso o que nos torna humanos. Então, se você acabou gastando mais do que planejou em uma noite fora, uma roupa nova, ou qualquer outra coisa, não fique arrependido. Todos já estivemos nesta situação.

Mas quando isso acontece, você não deve abandonar seu orçamento, apenas continue-o. Mas como fazer isso? Trouxemos algumas dicas sobre como você pode se recuperar seu orçamento após gastos desnecessários.

1. Já aconteceu – apenas encare os fatos

O quanto antes você admitir que saiu do seu orçamento, mais rápido será para consertar isso. Você conhece aquele cliché que diz que admitir o problema é metade da batalha? Bem, nesse caso é verdade.

Se sentir culpado sobre seus gastos é natural, mas agonizar por causa disso é simplesmente perda de tempo. Você ainda terá de enfrentar este problema em algum momento. Se você o ignorar, você o acumulará, e você não pode mudar o que já está feito. Por isso, pare de adiar, olhar para a conta e ficar imaginando o estrago que ela fará em seu orçamento mensal. Apenas lide com isso como um adulto.

2. Crie um plano de ação

Dependendo do seu orçamento e de quanto dinheiro você acabou de gastar, você tem saídas. Você pode cortar alguns custos em seu orçamento, ou você terá que refazer totalmente o seu orçamento. Tudo depende na quantidade de dinheiro gasto irresponsavelmente.

Algumas ideias para que você possa recomeçar:

Se você tiver TV a cabo, você pode pedir o desligamento de canais extra e manter o pacote básico. Ou simplesmente pedir para que cortem sua TV a cabo de uma vez. Pode ser que você nem sinta tanta falta da TV, pois há muitas alternativas bem mais baratas que TV a cabo. Serviços de streaming são um exemplo.

Mas se você não consegue viver sem sua TV, ainda existem outros cortes que você pode fazer. Corte sua matrícula na academia e se exercite por sua conta. Ou não gaste dinheiro em restaurantes durante um mês. Use este dinheiro para cobrir o buraco em seu orçamento. Quando estiver restabelecido, guarde este mesmo valor no banco para cobrir este tipo de imprevisto.

Você pode também achar maneiras de fazer mais dinheiro, como trabalhar horas extra ou turnos extras, vender coisas que você não usa mais ou até mesmo algum trabalho temporário, até que tudo se resolva.

3. Crie um fundo “anti-naufrágio” para o futuro

Agora que você já sabe como consertar este buraco no seu orçamento, você pode prevenir que isto te afete no futuro. Já considerou uma conta poupança apenas para cobrir gastos desnecessários no futuro?

Isto seria separado do seu fundo de emergência, pois este tipo de gasto não é realmente uma emergência. Guarde uma pequena quantidade de dinheiro todo mês e você se surpreenderá com como esta soma aumenta. Melhor ainda, com um fundo que possa cobrir qualquer gasto inesperado, esta situação não te pegará mais de surpresa. Não importa como você encare esta situação, você deve ter uma reserva especialmente para isso. Pois todos sabemos que estes gastos podem acontecer a qualquer momento.