Select Page

Podemos concordar que ter tempo, dinheiro e energia é ótimo (quanto mais, melhor). Existe um ditado antigo sobre as três fases da vida que segue sendo bastante atual:

1. Na sua infância/adolescência (antes de trabalhar): Você tem tempo e energia, mas não tem dinheiro.
2. Nos seus anos de trabalho: Você tem dinheiro e energia, mas não tem tempo.
3. Na sua velhice (após ter se aposentado): Você tem tempo e dinheiro, mas não tem energia.

A genialidade deste ditado, de origem desconhecida, é a ironia cruel implícita de que sempre perdemos um destes três itens conforme avançamos para um novo estágio de vida. Ter dinheiro e energia é ótimo, mas e se você não tiver tempo para aproveitá-los? O mesmo vale para dinheiro e tempo, que não são tão bons sem energia para aproveitá-los. Ainda assim, trabalhamos demais durante a maior parte de nossas vidas para conseguir mais dinheiro, mas nunca realmente parando para aproveitá-lo.

Claro, a realidade dos dias de hoje é que muitos não possuem dinheiro em nenhum dos três estágios da vida, o que revela o quão antigo é este provérbio. Embora as pessoas em idade de trabalho possam até ter uma boa renda, pouquíssimos realmente conseguem acumular riqueza real. E se a geração dos “millennials” não se cuidar financeiramente, podem acabar na mesma situação, dependendo apenas do governo para sua aposentadoria, sem nenhum tipo de reserva.

E apesar de aqueles em idade de trabalho possuírem energia, nem sempre esta energia é totalmente dedicada ao trabalho, pois tarefas do dia a dia e outras obrigações básicas da vida também entram no caminho.

Por isso, atualizamos o ditado para os dias atuais:

1. Na sua infância/adolescência: Você tem tempo e energia, mas não tem dinheiro.
2. Nos seus anos de trabalho: Você não tem tempo, dinheiro ou energia.
3. Na sua velhice: Você tem tempo, mas não tem dinheiro ou energia.

Mas e se conseguíssemos hackear estes três estágios?

Creio que não hajam muitas pessoas fora da idade de trabalho lendo isto, mas mesmo se houvessem, eu não as aconselharia a trocar seu tempo livre e energia por dinheiro. Mais doces, brinquedos, roupas e vídeo games seriam coisas legais, mas não substituem o que eles já possuem.

Quanto aos leitores em idade de trabalho, a parte triste é que esta fase costuma ser a maior fase na sua vida. Mas você tem duas opções para conseguir mais tempo e energia:

-Trabalhe menos para ter mais tempo e energia
-Abdique de tempo e energia para ganhar mais dinheiro, portanto trabalhe mais.

Porém há uma terceira opção, que podemos considerar um “hack”. Guarde mais do seu dinheiro. E a partir daí, parta para outros mini-hacks, como se livrar de dívidas e conseguir um fluxo de dinheiro mais positivo. Invista suas economias e aproveite os frutos dos retornos compostos de investimentos. Corra mais riscos, como começar seu próprio negócio, para aumentar ainda mais sua renda e economias.

E se você conseguir acelerar as coisas o bastante, você terá o potencial de finalmente alcançar sua independência financeira e eliminar a necessidade de trabalhar para ter uma renda de uma vez por todas. Qualquer trabalho que você fizer voluntariamente será fruto de suas paixões e te trará energia.

Caso você consiga alcançar este estágio, você poderá desconsiderar ambos os ditados que citamos aqui, pois você terá o raro trio de tempo, dinheiro e energia, além de décadas para aproveitar os três.

Se isto não é algo que vale a pena almejar, eu não sei o que mais pode ser.