Select Page

As pessoas estão sempre tentando poupar dinheiro, independente de como, a ideia é sempre tentar economizar. Algumas vezes, isso acontece de maneira que nem percebemos, como por exemplo, abastecer o veículo em outro posto de gasolina, dando desculpas por faltar um encontro com o pessoal do trabalho, tirando férias da academia e outras tantas ações. Mas uma das formas mais eficazes de economizar é no dia a dia, aquele velho e sábio conselho de que “de grão em grão, a galinha enche o papo“. O verdadeiro fato é que, de um real aqui, dez ali, algumas moedas e lá se foi a grana da carteira e quando percebemos esse valor aumenta e nossa conta no banco vai esvaziando.

Pensando nisso, listamos algumas dicas simples que podem ser aplicadas no dia a dia a partir do término dessa leitura. Veja quais são as mais fáceis de utilizar e comece a poupar agora mesmo.

1. Crie seus próprios condimentos em casa: Adquira um vaso e comece a plantar temperos. É fácil, mais gostoso e ainda te ajuda a economizar uns trocados.
2. Realize compras em lojas de departamento: Quem não gosta de uma roupa de marca? Sempre é bom, porém algumas lojas conseguem oferecer produtos de bom gosto a um preço acessível.
3. Utiliza o carro para trabalhar? Crie um grupo de carona: Veja com amigos de trabalho ou amigos pessoais que trabalhem na mesma região e inicie um clube de carona. Dessa forma, é possível dividir os gastos com gasolina, pedágio (para alguns casos) e estacionamento.
4. Mantenha contato com a sua seguradora: De tempos em tempos vale a pena verificar se não há alguma oferta interessante, um desconto ou benefício que pode deixar o seu bolso mais confortável.
5. Apague a luz: Quando chegamos em casa, temos a mania de ascender todas as luzes até chegar no objetivo final (seja lá qual for). Porém, todas essas luzes acesas não são necessárias. É simples, basta apagar a luz quando sair de um cômodo.
6. Utilize sites de compras coletivas: Acompanhe os sites com frequência para conseguir bons negócios. É possível arrumar vouchers em restaurantes, cinemas, teatros, bares e até viagens com descontos realmente valiosos para o bolso.
7. Aprenda alguns truques de decoração: É impressionante o quão mais caro um produto fica de acordo com o seu acabamento. Busque dicas em revistas de decoração “faça você mesmo” e na internet. Assim sua casa fica mais bonita, moderna e sem que seu bolso fique vazio.
8. Beba água em restaurantes: As bebidas são os produtos mais lucrativos dos restaurantes. Optar por beber água, ou até mesmo não beber nada, é uma tática inteligente para o seu bolso e pode ser benéfica para sua saúde. Água é vida.
9. Cultive uma pequena horta: Se existe essa possibilidade de você ter um jardim em casa, plante os legumes e vegetais que você consome com frequência, é saudável em todos os sentidos.
10. Adquira um cofrinho: Todos temos aquela moeda de sobra, porém o console do carro ou a carteira não são os melhores lugares para elas. Coloque-as em um cofrinho e fique surpreso com o resultado no final do ano.
11. Compre veículos seminovos: O Brasil vive um momento único para quem comprar carro. Os novos estão mais acessíveis do que nunca (acessíveis, não baratos), com grandes opções de financiamento e facilidades na compra. Agora, pensando um pouco, se os veículos novos estão com essa “facilidade”, isso faz dos usados um grande negócio.

Sempre aprendemos como é “fácil” registrar grandes despesas, mas nunca percebemos o quão difícil é perceber os inúmeros pequenos gastos que fazemos todos os dias. Esperamos que com as dicas acima, vocês fiquem de olho para onde está indo os seus trocados e prestem atenção nos pequenos gastos. No final, é fácil perceber o quanto eles são tão valiosos no nosso dia a dia.