Select Page

Frequentemente ficamos com a impressão de que quanto mais se precisa de um empréstimo, mais os bancos ignoram esses clientes necessitados. Embora as notícias venham dizendo que o mercado de crédito está ficando mais fácil, a realidade é que muitas pessoas não sentem isso. O mercado tende sempre a se fechar para pessoas nessa situação, principalmente se esta pessoa teve casos de inadimplência no passado. Então não é nenhuma surpresa o mercado de peer-to-peer lending estar cada vez mais atraindo clientes interessados em empréstimos, assim como pequenos investidores, interessados em lucrar emprestando dinheiro para estes interessados.

Quem procura empréstimos não pode cometer o erro de aceitar qualquer negócio cegamente neste processo. Saiba os limites de crédito que seu banco está disposto a te disponibilizar antes de pedi-lo. Lembre-se também de que nenhum banco ou financeira te fará um empréstimo caso seu nome esteja sujo, com alguma restrição.

Na hora do aperto, você deve considerar todas as possibilidades disponíveis no mercado, e não direto ao seu gerente do banco para um empréstimo com as taxas que ele quiser te oferecer.

Preparamos três dicas básicas para você acertar em cheio ao usar o P2P lending para pegar dinheiro emprestado:

  • Forneça uma boa razão para a qual você está procurando por um empréstimo. É importante detalhar bem ao leitor para o que os fundos serão usados. Requerimentos vagos e mal escritos são rapidamente ignorados. Dependendo do valor, você poderá encontrar investidores menos ou mais rígidos em seus termos, usando um pedido bem detalhado, você ajuda a acelerar todo este processo e conseguir seu empréstimo o mais rápido possível
  • Saiba onde está pisando. Você já teve empréstimos negados por meios tradicionais, então outros métodos de empréstimo terão taxas mais altas do que no mercado. Como todo produto de crédito, o P2P também acarreta juros pesados em certos casos. Taxas e multas aplicadas por inadimplência podem superar os valores de bancos em até 30% após 60 a 90 dias.
  • Não aceite tudo de cara, seja atencioso. Assim como bancos, investidores de P2P também podem ter termos nas entrelinhas do contrato. Por isso, leia todas as condições atenciosamente, como você faria com um contrato de banco ou financeira.

O gênio do peer-to-peer saiu da lâmpada, e só tende a crescer. O negócio de P2P está projetado para alcançar quantias na casa dos milhões de reais quando chegar e se adaptar ao mercado brasileiro. Cada vez mais, investidores se entram no mundo do P2P, o número cresce a cada dia. Por outro lado, pequenos investidores, pessoas comuns como um dono de pequena empresa ou até mesmo você, também usam esta plataforma cada vez mais, seja para expandir negócios e horizontes, como para acumular capital. Estes investidores não têm medo de inovar e recusam os serviços dos bancos, você também não deve ter medo e aproveitar o mais rápido possível.