Select Page

Você economiza parte do seu salário, contribui para sua aposentadoria, tem até uma previdência privada, e não tem nenhuma dívida.

Parabéns, você está no caminho certo. Porém, se você não aplicar uma certa dose de estratégia, pode levar muito mais tempo para você alcançar seus objetivos. Caso você queira seguir o caminho mais curto, deixe de cometer os erros a seguir.

1- Você está poupando com as coisas erradas

Digamos que calcular o quanto você gasta com happy hours, restaurantes, bares e qualquer outro tipo de diversão, você decide banir todos estes gastos em prol do seu orçamento. Seu pensamento não é incorreto, mas sua estratégia não é tão boa caso você acabe economizando um valor bem baixo por semana ao cortar algo que você gosta, enquanto ainda paga R$100 a mais do que você precisa em TV a cabo ou uma mensalidade cara de academia que você não usa há meses.

Ao invés de procurar gastos pequenos para cortar, comece pelos maiores. Procure diminuir ou cortar gastos maiores, para não se preocupar com seus gastos menores.

2- Você guarda dinheiro na poupança, mas não investe

Guardar dinheiro em uma conta poupança todo mês soa como um plano inteligente – e de fato é. Mas não é o bastante para garantir um futuro confortável.

Os juros pagos pelos bancos em contas poupança são incrivelmente baixos e nunca ficarão acima da inflação. Por isso, não é nada inteligente manter uma quantia grande em uma poupança. Após estabelecer uma reserva para emergências sólida, comece a investir o dinheiro restante em fundos com taxas de rendimento iguais ou superiores à inflação. Caso você já não possua uma, a previdência privada é uma ótima maneira de garantir seu futuro.

3- Você contribui pouco em sua previdência privada

Vale lembrar que a previdência privada não faz milagres, então caso você não esteja contribuindo o bastante, isso fará com que seus ganhos no futuro não sejam tão grandes.

Faça as contas e estabeleça uma meta futura para sua aposentadoria. Feito isso, você saberá o quanto deve contribuir a cada mês. Outra ótima forma de acumular fundos na sua previdência é faze aportes sempre que receber algum dinheiro extra, seja em forma de prêmio, bônus ou até seu décimo-terceiro salário. Lembre-se de aumentar sua contribuição sempre que receber um aumento

4- Você costuma pagar o mínimo em suas dívidas

Este é um erro clássico, porém ainda muito cometido. O cartão de crédito é o alvo mais comum de quem costuma pagar o valor mínimo. Esta situação sempre se tornará uma bola de neve, fazendo com que seu poder de compra e de investimento caia bruscamente até que você quite todas as suas dívidas.

Reveja seus hábitos e foque em quitar qualquer tipo de dívida o mais rápido possível, para voltar a construir riqueza. Talvez você esteja muito focado em economizar, e parte deste dinheiro dedicado a investimentos todo mês possa ser redirecionado a quitar suas dívidas.

5- Você economiza consistentemente, mas sem um objetivo claro.

Sem objetivos, é difícil saber claramente onde você está e consequentemente seus esforços podem se tornar menos focados. Quanto mais foco você tem, melhores são suas chances de chegar rápido no seu objetivo. A forma mais simples de fazê-lo é definir metas a curto prazo e ter em mente quanto você precisa economizar para alcançá-las.

Esses passos são importantes para você não esquecer o motivo pelo qual está economizando e investindo. E nesses casos, motivação também é chave, e ter de acompanhar seu desempenho enquanto mantém seus objetivos em evidência, fará um papel importantíssimo em seu sucesso