Select Page

Sejamos bem francos: Sua casa própria não é um investimento. Na verdade, comprar uma casa pode ser um desastre financeiro.

Para que vocês, donos de casa própria, não parem de ler, trouxemos alguns dados para comprovar que casa própria não é um investimento.

Compare os dados

A realidade é que os preços de imóveis sobem um pouco acima da inflação, apenas. Pegando o exemplo dos EUA, os valores de imóveis haviam subido apenas 1.35x em 2013 comparado a 1890. Isso significa apenas 35% de aumento sobre a inflação em 125 anos. Apenas 0,28% por ano.

Casas próprias eram um bom investimento da metade da década de 1990 até 2007? Sim, mas apenas se você considerar entrar numa bolha e sair logo antes desta estourar um investimento. Para realmente ter lucrado neste “investimento”, apenas vendendo seu imóvel antes da crise de 2008.

Valores de imóveis

Caso tenha investido em um imóvel em qualquer outro momento da história moderna, você teria um lucro irrisório comparado com o mercado de ações, títulos, e basicamente qualquer outro tipo de investimento.

Os valores de imóveis funcionam como ações, em várias maneiras. Todos temos alguma noção de o valor subindo ou descendo, mas ninguém realmente sabe. Tentar acertar o momento de vender um imóvel não difere de fazer o mesmo com ações. É um jogo de adivinhação, onde os vencedores são os que têm mais sorte. A inflação aumenta de forma mínima o valor de um imóvel com o passar do tempo. É como jogar em um cassino e empatar seus lucros durante anos, e apenas achar uma ficha no chão quando estiver indo embora.

Se você se conforma em ver seus que investimentos não encolherão, mas também não diminuirão, tratar sua casa própria como investimento pode funcionar. Mas creio que a maioria das pessoas não ficariam felizes com o resultado. E para finalmente lucrar neste investimento, você teria que vendê-lo. Mas aí você ficará sem um teto sobre sua cabeça.

E lembre-se, este 0% de retorno anual geralmente acarreta alguns custos altos:

• Impostos
• Manutenção da casa
• Seguro
• Gastos com móveis e utensílios

Estes e outros, podem facilmente te colocar no território do retorno negativo.

Em contrapartida, há vários pontos positivos para uma casa própria:

• A segurança do teto sobre sua cabeça
• Um lugar seu, para você e sua família
• Uma possível fonte de economia, comparado a uma casa alugada
• Uma fonte de orgulho e divertimento

Mas um bom investimento? Não, a não ser que você venha a ganhar renda sobre o aluguel deste seu imóvel.