Select Page

Mudar alguns hábitos pode resultar em grande economia no seu orçamento. Trouxemos aqui 10 exemplos de como você pode se livrar de gastos excedentes desde já:

1. Sempre confira notas fiscais

Notas fiscais de compras em lojas e supermercados devem ser sempre conferidas, pois erros podem acontecer e produtos podem ser computados com um preço diferente do anunciado, ou até em quantidades diferentes. Caso estas notas não sejam conferidas, você acaba pagando por este erro sem nem perceber.

2. Serviços básicos para a casa podem ser feitos por você mesmo

Uma boa forma de cortar gastos é deixar de contratar serviços como de empregados domésticos/diaristas, pintores, jardineiros, motoristas. Pequenos reparos e cuidados para a casa podem, em sua maioria, serem feitos por você mesmo, economizando um bom dinheiro.

3. Cancele assinaturas ou serviços que você não usa.

É bem comum assinar serviços ou comprar produtos e nunca os utilizar. Hoje em dia é difícil arranjar tempo para desfrutar de uma boa revista ou dominar aquela câmera moderna, a saída é se livrar destas assinaturas, cancelando-as ou não as renovando. E os produtos encalhados no armário e quase nunca utilizados podem sempre ser vendidos e este dinheiro usado de uma melhor maneira.

4. Não deixe tarifas bancárias se tornarem inimigos

Verifique sempre o extrato de tarifas na sua conta bancária, para ter certeza de que estas não estão te custando mais do que deveriam. Não hesite em mudar de banco caso estas tarifas se tornem abusivas e seu banco se recuse a diminuí-las.

5. Busque reduzir os valores de suas contas

Pequenos hábitos como apagar as luzes ao sair de um cômodo, assim como desligar a TV ou qualquer outro aparelho que esteja ligado, ajudam a diminuir os custos da conta de luz. Banhos mais rápidos, lavar roupas com menos frequência e não deixar a torneira aberta ao lavar louça e escovar os dentes ajudam a abaixar a conta de água. Essa economia se mostrará valiosa no final de cada mês.

6. Use serviços gratuitos

Softwares como o Microsoft Office, que requerem pagamento de assinatura, tem substitutos gratuitos na internet como o Google Docs. A dica é pesquisar antes de completar alguma assinatura, pois o mesmo serviço pode estar disponível gratuitamente na internet.

7. Troque galões de água por filtros

Em toda e qualquer situação, comprar galões de água não é vantajoso para seu bolso. Basta uma simples conta e você verá que economizará muito mais ao abandonar os galões e investir em um bom filtro de água.

8. Não adquira garantias estendidas

Assim como galões de água, garantias estendidas apenas servem para esvaziar o seu bolso. A garantia oferecida pelo fabricante geralmente é o bastante para cobrir quaisquer defeitos, que na maioria das vezes aparecem durante o tempo de cobertura.

9. Considere se livrar de seu telefone fixo e aparelho de fax.

É bem provável que você use seu celular muito mais que seu fixo. Neste caso, pode ser vantajoso substituir totalmente o fixo pelo celular. Dependendo do plano e frequência de uso, pode ser um ótimo negócio.

10. Troque assinaturas “de papel” por digitais

Todos os grandes jornais e revistas atualmente oferecem opção de assinatura digital, e sempre por um preço muito menor do que as edições impressas. Além disso, você pratica a sustentabilidade e não acumula jornais e revistas velhas pela casa. Sem contar que a praticidade de ler em qualquer lugar, apenas com seu smartphone ou tablet em mãos é incomparável.

Fácil, não? Estas pequenas mudanças nos seus hábitos de consumo fazem grande diferença financeiramente, além de facilitar sua vida de maneiras que você nunca tinha considerado antes.